quarta-feira, agosto 23, 2006

ANNABEL LEE

Não resisti a colocar neste espaço um poema que considero dos mais belos que já li. Muitos certamente desconhecem o seu autor original, mas creio que todos já se deliciaram com aquele que trouxe até nós tão sublimes versos.

ANNABEL LEE *(de Edgar Allan Poe)

Foi há muitos e muitos anos já,
Num reino de ao pé do mar.
Como sabeis todos, vivia lá
Aquela que eu soube amar;
E vivia sem outro pensamento
Que amar-me e eu a adorar.

Eu era criança e ela era criança,
Neste reino ao pé do mar;
Mas o nosso amor era mais que amor --
O meu e o dela a amar;
Um amor que os anjos do céu vieram
a ambos nós invejar.

E foi esta a razão por que, há muitos anos,
Neste reino ao pé do mar,
Um vento saiu duma nuvem, gelando
A linda que eu soube amar;
E o seu parente fidalgo veio
De longe a me a tirar,
Para a fechar num sepulcro
Neste reino ao pé do mar.

E os anjos, menos felizes no céu,
Ainda a nos invejar...
Sim, foi essa a razão (como sabem todos,
Neste reino ao pé do mar)
Que o vento saiu da nuvem de noite
Gelando e matando a que eu soube amar.

Mas o nosso amor era mais que o amor
De muitos mais velhos a amar,
De muitos de mais meditar,
E nem os anjos do céu lá em cima,
Nem demônios debaixo do mar
Poderão separar a minha alma da alma
Da linda que eu soube amar.

Porque os luares tristonhos só me trazem sonhos
Da linda que eu soube amar;
E as estrelas nos ares só me lembram olhares
Da linda que eu soube amar;
E assim 'stou deitado toda a noite ao lado
Do meu anjo, meu anjo, meu sonho e meu fado,
No sepulcro ao pé do mar,
Ao pé do murmúrio do mar.

*tradução de Fernando Pessoa
Não vale a pena dizer mais nada... espero que apreciem este poema de Poe tanto como eu.

4 Comments:

At agosto 26, 2006 8:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

fantástico... sem palavras

 
At agosto 27, 2006 2:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá a todos,
Edgar Allan Poe é sem duvida um dos melhores poetas que já tive oportunidade de ler. O Annabel Lee é um poema lindíssimo que retrata o amor no seu esplendor. Mas o fantástico neste poema é capacidade que Poe tem em contestar os deuses, culpando-os de inveja e de ciúme, mas não só, ele ousa argumentar que mesmo tirando a sua amada eles nunca conseguirão amar e ser amados por ela... Realmente é lindíssimo, mas para quem esteja interessado em mais de Poe, pode ler o Corvo, também traduzido por Fernando Pessoa.
Para finalizar, este poema retrata na realidade o seu amor por uma mulher que lhe foi roubada quando ele aprendeu a amar, essa mulher era sua prima.

Beijos e abraços a todos

 
At agosto 29, 2006 2:55 da tarde, Blogger venus said...

realmente este é um belo poema de amor. intemporal retrata uma espécie de amor proibido. o amor não tem idade, raça, credo ou lugar. poe casou-se com Virginia(sua prima), contudo o infurtunio abateu sobre estes amantes.sua prima acabara por falecer conduzindo poe a uma vida boemia( que outrora já vivera) e miserável.

o poema o corvo surge como uma reviravolta literária que lhe deu o prestigio que tem hoje.

contudo a perda da sua amada foi mais forte que tudo levando-o até ao precípicio.

 
At fevereiro 20, 2009 4:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Fernando Pessoa um dos meus maiores ídolo e escritores e esse poema sem duvida é um dos que me chama muita atenção, um dos mais belos e sem duvida e divinamente bem citado pelo autor, relatando todo seu amor proibido mesmo com dificuldades e proibiçoes o autor mostra com intencidade o que sente pela amada

Realmente e LINDO!!!

quem dera se os homens de hoj em dia amassem assim!

atenciosamente.

 

Enviar um comentário

<< Home

online