segunda-feira, setembro 11, 2006

Palavras...

"As palavras são ferramentas que manobram os sentimentos..." creep

Esta frase tão singular fez-me meditar acerca do impacto que as palavras têm no homem. Todos os dias somos confrontados e dialogamos com alguém, tecemos criticas, compomos elogios, ou simplesmente comunicamos de forma formal no nosso contexto profissional. Contudo raramente reflectimos sobre elas, sendo que muitas vezes proclamamos frases desprovidas de sentido, de sentimentos e desejos, fazendo o outro mergulhar num profundo engano, pois todas as nossas palavras são estéreis se não germinarem no nosso coração, neste caso em vez de luz encher-nos-ão de escuridão.

As interpretações que fazemos daquilo que os outros nos dizem dependem em muito do sentimento que por eles nutrimos. Por exemplo, um amo-te ou adoro-te vindo de alguém de quem gostamos tem sabor a mel, porém ser for dito por alguém que nos é indiferente apodera-se de nós um sentimento de repugnância.

As palavras encantam-nos, apaixonam-nos, fazem-nos sonhar e voar bem alto, para lá das nuvens. Não há nada mais encantador que escutar uma poesia, ouvir uma música ou ler um bom livro, e tudo isto é composto por palavras.

Mas o que seria das palavras se não existissem acções? Cairiam num vazio? Poderíamos nós indagar acerca da sua veracidade? De que serviria falar de sonhos e sentimentos se os mantivesemos aprissionados?

Atrevo-me a conjecturar que palavras e actos caminham de mãos dadas pelos trilhos das nossas vivências, uma vez que, escutamos o seu som na esperança de visionar o seu reflexo. As palavras espelham-se nas acções e desta forma manobram sentimentos...
beijos

15 Comments:

At setembro 11, 2006 7:17 da tarde, Blogger Luna said...

Por alguma coisa se diz "no principio era o verbo e o verbo estava em Deus "
Por isso se deveria de ter muito cuidado com o que se diz, por vezes uma palavra fere mais que uma agressão fisica
beijos

 
At setembro 12, 2006 11:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Belas palavras as tuas! Post inteligente e pleno de sensibilidade!
Desafio-te a conheceres as minhas!

Um beijo

Paulo Santos
www.interiornorte.blogspot.com

 
At setembro 12, 2006 11:00 da tarde, Blogger MEU DOCE AMOR said...

Olá Vénus:as palavras encantam, apaixonam e fazem-nos sonhar...mas às vezes, podem-se tornar verdadeiras armadilhas, por serem tão belas.

Beijito
Doceando

 
At setembro 13, 2006 12:12 da manhã, Blogger o alquimista said...

Às vezes palavras mal usadas são mantras nefastos que conduzem alguns ao lado mais escuro da...lua...

Beijo terno

 
At setembro 14, 2006 6:45 da tarde, Blogger venus said...

As palavras possuem o dom da ambiguidade. Podem tornar-se punhais que dilaceram o nosso intimo e desta forma perturbar todo o nosso equilibrio interno.
Realmente a beleza das palavras pode levar-nos a caminhar por um sonho que depressa se transforma em pesadelo...
beijos a todos

 
At setembro 14, 2006 10:45 da tarde, Blogger venus said...

a porta estará aberta para todos os que por aqui quiserem passar.
obrigada pela visita

 
At setembro 15, 2006 5:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

As palavras podem realmente tornar-se fatáis, principalmente quando os seres que comunicam as interpretam de modo diferente...
temos de fazer bom uso delas para que não caiam num mero sofismo

 
At setembro 15, 2006 5:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

vim por curiosidade e acabei encantado, virei novamente.
beijos

 
At setembro 15, 2006 5:56 da tarde, Blogger venus said...

caro António, o post continua o mesmo, por falta de tempo e inspiração. talvez amanha haja novidades..

 
At setembro 16, 2006 4:25 da tarde, Blogger o alquimista said...

Passei para te deixar um mágico beijo

 
At setembro 16, 2006 6:56 da tarde, Blogger Crónicas de Ariana said...

As palavras... que valor têm nos dias de hoje? Antes era a "palavra de honra" e hoje nem com documentos assinados! os dias mudam e o valor das palavras diminui.

BJS :)

 
At setembro 16, 2006 7:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

as palavras continuam a ter valor, são um veículo e comunicação entre os seres humanos, contudo ou valores vigentes na sociedade, tais como o cinismo, a hipocrisia a mentira ofusca a sua real importancia...

 
At setembro 20, 2006 12:00 da tarde, Blogger karla said...

bonita reflexão sobre o poder das palavras... mt bem visto... gostei deste cantinho...

beijinhos, irei ca voltar

 
At setembro 23, 2006 3:58 da manhã, Blogger Zé Gato said...

Tenho a ligeira impressão que não sabes bem o que dizes... Deixo-te algmas perguntas que podem facilitar e melhorar o teu discurso e o que possas eventualmente estar a querer dizer... As palavras, como dizes, eu prefiro dizer a linguagem, ou mesmo a língua, são um mero instrumento de comunicação ou serão o próprio tecido em que nos movemos com os outros, a própria casa que habitamos, e ao mesmo tempo prisão pois dela não podemos sair?
Achas que pensamos porque temos palavras para ordenar o pensamento, ou as palavras, a linguagem é um producto humano? Palavras e actos... Falar não é um acto? Habitas o mundo em que língua? Pensa nisto...

 
At setembro 23, 2006 4:36 da manhã, Blogger venus said...

caro ze gato, acho que não percebeste onde quis chegar com este post. e garanto-te que sei o que digo...
é obvio que as palavras, ou se preferires a linguagem, advêm de um raciocnio lógico, contudo não são exclusivamente instrumento de comunicação.
a associação que faço das palavras e acções refere-se ao facto de que muitas vezes estas não são convergentes. por exemplo eu posso, por mero agrado dizer que aprecio algo e na prática demonstrar algum desconforto.
acreditas apenas no que te dizem? se alguem te disser que te ama e passar a vida a fugir de ti, consegues aceditar nesse sentimento?
as palavras jamais serão uma prisão, elas representam liberdade, responsabilidade, capacidade de decisão.tambem não ordenam o pensamento, na medida em que são resultado deste. falar é um acto, mas não é a este tipo de acção que me refiro.
acredito que esteja a haver falha de comunicação entre nós...

 

Enviar um comentário

<< Home

online