sábado, outubro 14, 2006

CAMINHOS...


Diariamente percorremos de cabeça erguida a estrada da vida, parando para cobiçar terceiros, debatendo vidas alheias, criticando condutas e opiniões, socorrendo-nos a um mata-borrão, de forma a camuflar o rasto de defeitos que vamos trilhando na nossa longa caminhada.

Gritamos bem alto que estamos vivos, mas parece-me que nada mais fazemos senão percorrer incessantemente pelos labirintos circulares da vida, quais crianças em busca de aventura. Corremos, corremos corremos, com pressa de chegar … e se possível em primeiro lugar.

Com o suor a escorrer pelo rosto, as faces coradas e a respiração ofegante, apercebemo-nos que o arquitecto do labirinto se esmerou ao desenhar vários caminhos, dos quais apenas um nos permite chegar ao mais belo dos diamantes. E nesta busca desenfreada pelo lugar no pódio, descobrimos que gastámos todas as nossas forças e já é tarde demais para recuar.

Rodopiamos em torno dos sete pecados mortais (preguiça, gula, luxúria, ira, cobiça, inveja e orgulho), rotulando-os de impuros e imorais, mas não serão muito mais nefastos e obscuros os ditos pecados sócias... Estes comportam-se como uma espécie de cancro, que quando não diagnosticado a tempo, lança em todo o sistema tentáculos malignos que ao proliferarem destroem todo o equilíbrio social.

Mas afinal quais são os ditos pecados sociais, que estão na base de todo o desvario social?
Apesar da sua exposição ter sido efectuada algumas décadas atrás por Mahãtmã Gandhi,, os ditos demónios continuam a imperar nas sociedades, são eles:

-Política sem princípios;
-Comércio sem moral;
-Riqueza sem trabalho;
-Ciência sem humanidade;
-Educação sem carácter;
-Religião sem sacrifício;
-Prazer sem consciência;

Facilmente os reconhecemos, para tal basta ligarmos a televisão, ler um jornal, observar os nossos parceiros sociais ou mesmo olharmo-nos ao espelho. Nesta aceitação da realidade, trazemos à superfície uma espécie de liberdade, que até então se encontrava submersa num pântano imoral, tornando-nos responsáveis pela nossas condutas e pelos trilhos delineados, uma vez que, somos nós que construímos o mundo em que vivemos. E deste cargo jamais nos poderemos demitir…

23 Comments:

At outubro 14, 2006 4:10 da tarde, Blogger [[cleo]] said...

É verdade!
Todos somos um pouco responsáveis pelo estado do mundo actual...
Se nada for feito para mudar o rumo das coisas, não iremos ter um bom fim! Pior ainda para os nossos filhos e netos...
Mas, como para tudo na vida, é preciso, antes de mais nada, ter vontade.E essa vontade, nem sempre está no horizonte de quem mais tem influência sobre os povos.
Sendo assim... vamos assistindo diáriamente a coisas que nos revoltam!

Um beijo soprado

 
At outubro 16, 2006 3:32 da tarde, Blogger o alquimista said...

Texto cheio de logica, é claro que a cada atitude mudamos positiva ou negativamente o mundo e as coisas...o livre arbitrio é regra geral muito mal usado...

Beijo

 
At outubro 16, 2006 9:41 da tarde, Blogger Crónicas de Ariana said...

Que grandes verdades com que nos confrontas... todos temos algo de responsável nesta sociedade...


BJS :)

 
At outubro 17, 2006 1:04 da manhã, Blogger venus said...

olá a todos...
É claro que errar é humano, mas errar desmesuradamente é completamente perverso. Asumimos ferquentemente uma atitude de passividade, alegando que não tivemos culpa disto ou daquilo, e com um gesto seco cruzamos os braços e seguimos viagem, se possível evitando o contacto com pseudo conhecidos que se cruzem pelo caminho. Nos nossos locais de tarbalho despersonalizamo-nos pois essa será a forma mais rápida de agradar ao chefe... Com os colegas fazemos o papel de advogados do diabo sorrindo pela frente e afiando as garras, nas suas costas, de modo a que possam ser usadas em caso de perigo eminente.
Em casa assumimos o papel de vítimas, os correctos da sociedade, aqueles que são eternamente injustiçados.
E perante os dramas sociais fechamos os olhos e pensamos "alguem irá resolver isto por mim"...
perdoem-me se ofendi com os meus comentários mas esta passividade social e cultural revolta-me. Não consigo ver o mundo ser destruido por aqueles que o habitam( e infelizmente sei que me incluo nesse grupo)...
beijos

 
At outubro 17, 2006 10:51 da manhã, Blogger Unknown said...

Realmente, a responsabilidade é de todos... Mas a maioria de nós prefere cruzar os braços e culpar alguém.
E penso sinceramente, que em Portugal, somos demasiado passivos, por isso abusam tanto de nós.
Beijinhos grandes

 
At outubro 17, 2006 11:03 da manhã, Blogger Angela said...

Eu acho que um dos grandes problemas da sociedade actual é o imediatismo, ou seja, quer-se tudo o mais depressa possível. Quer-se mas sem se lutar. É como ir ao supermercado. Apetece, gosta-se, compra-se. Não se pensa se de facto vale a pena ou não.

Vivemos no facilitismo e no egoísmo. Mas eu também sou assim! Posso criticar mas que faço eu para o bem social? O único bem que posso fazer é em relação ao meu pequenino mundo circundante...
Porque antes de querer mudar o mundo, deveríamos tentar mudar a nós próprios...

Beijinhos.

 
At outubro 17, 2006 12:43 da tarde, Blogger Libertyn n' us said...

sabes, há um mês criei um blogue que fala sobre sexo e já tem quase tantos visitantes do que tu, que escreves sobre coisas sérias, bonitas e importantes...com estas injustiças, para onde vai o mundo?

gosto do teu blogue

beijo

 
At outubro 17, 2006 3:46 da tarde, Blogger venus said...

caro liberynus, não considero uma injustiça teres mais visitantes que eu. isso em nada me incomoda. injustiça é diariamente milhares de crianças morrerem à fome; é ver os nossos idosos com reformas miseráveis serem vitimas da sociedade e da industria farmaceutica; é ver os nossos sucessivos governos a descurarem o bem estar social...
beijos

 
At outubro 17, 2006 4:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nós somos responsáveis pelo rumo que este mundo está a levar e pensamos que não temos nada a ver com o assunto, afinal a nossa contribuição de nada pode servir para mudar o mundo... é esta a forma de pensar de todos nós. Mas se por apenas um instante cada habitante da Terra pensasse que afinal as suas acçõessão muito importantes e até decisivas. Só que somos demasiado egoístas para reflectir sobre os nossos actos... achamos que apenas os outros erram e tomam decisões erradas.
Era tão bom se o anúncio publicitário da RR pudesse algum dia, um só que fosse, realizar-se... mas acho que já me convenci que enquanto o mundo for mundo sempre haverá injustiça. Mais ou menos feroz... mas sempre injusta!
Ai... desculpa acabei por me perder em divagações estúpidas fugindo ao tema do teu texto. Pelo menos enquanto existirem estes alertas, estas chamadas de atenção teremos um bocadinho de esperança...
Abraço,
Jana Bettencourt

 
At outubro 18, 2006 9:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ola a todos,
Para vos ser sincero não me surpreende nem a vossa admiração nem a vossa resignação à constatação de que a pequena Terra é um poço de amarguras e de injustiças, o que me admira é o facto de toda a gente aceita-la passivamente sem nunca a contestar. Quando digo contestar não me refiro ao facto de discutir, impugnar, não nada disso. Assumir posturas enquanto tal, divulgar para os demais a necessidade de mudar certos tipos de comportamentos. Para vos ser sincero morro todos os dias um pouco por cada minuto que convivo com a maioria dos mortais. POis com eles só sinto miserias, não de ouros nem de tesouros, mas de espirito.
A mudança de algo, quer ao nível pessoal, constitucional, social, nasce da mente de um pequeno pensador, sempre assim foi, tanto para o bem como para o mal... A questão está nas oportunidades concedidas a esses pequenos pensadores...

Beijos e abraços a todos...

 
At outubro 19, 2006 3:16 da tarde, Blogger venus said...

ola...
realmente existe muita pobreza de espirito a vaguear pelas ruas. somos egoistas, e perante os obstaculos usamos a famosa técnica da avestruz. a força de grupo, coesão social que levou ao 25 de abril esta muito longe de existir...

creep onde andam esses pensadores?

beijos

 
At outubro 19, 2006 10:00 da tarde, Blogger venus said...

renegado bons olhos o vejam.
realmente de tudo tentamos para minimizar as nossas culpas numa tentaiva frustrada de dizer que já fizemos a nossa parte.
só o factode ns preocuparmos mais com a opinião alheia do que com o nosso próprio bem estar reduz a nossa individualidade, conduzindo a nossa existencia pelas leis do que outros consideram correcto...
há uma frase que gosto muito e que reflete tudo isto "sejam como o rio que transborda e não como a fonte que contem sempre a mesma agua"...
beijos

 
At outubro 20, 2006 12:35 da manhã, Blogger MEU DOCE AMOR said...

Resumindo...o que foi dito até aqui...as pessoas têm, cada vez mais,MEDO e FALTA de CORAGEM!Por isso reina a covardia.Cada vez mais são a personificação do CARNEIRO,enquanto animal e integrados num autentico rebanho(no sentido mais negativo da palavra).O grande lema da sociedade REBANHISTA é: sempre uns atrás dos outros.E com palas nos olhos!E....liders "dondocas"que adoram andar em topos de gama.O que se pode esperar? Um LABIRINTO...Onde é o seu começo,e o seu fim?
Apetecia-me dizer mais uma coisa,mas...não digo.É muito forte e era capaz de fazer cair a blogoesfera.

bj d
d

 
At outubro 20, 2006 9:24 da manhã, Blogger Bruno Mann said...

Concordo plenamente, e o mundo seria muita mais feliz sem o dnheiro, tira o dinheiro do mundo, e vês qua quase todas as maldades desaparecem, pode ser uma utopia mas não deixa de ser verdade.

bjinhos

 
At outubro 20, 2006 12:32 da tarde, Blogger Pierrot said...

Não poderia estar mais de acordo contigo e com o próprio Gandhi.
A vida é um ciclo que se repete em vários ciclos menores, com tudo o que traz de bom e de mau.
E se o Homem vai aprendendo com os seus erros, ainda assim, não deia de os repetir, ainda que com outra roupagem.
Boa análise.
Bjos daqui
Eugénio

 
At outubro 20, 2006 12:51 da tarde, Blogger DE-PROPOSITO said...

Um belo texto. E vou dizer nada. Ou melhor, vou pegar no 'RIQUEZA SEM TRABALHO'.
E que as coisas são mesmo assim. Quem trabalha neste país, não arranja riqueza para si, apenas dores e ser desprezado quando chega a um hospital uma vez que não tem 'status'. Repara nos assalariados, nos empregados de fabriquetas, nos homens e mulheres com trabalhos precários. Esses nunca conseguem riqueza monetária que é a que tem valor na nossa sociedade. E se quiserem por um filho a tirar um curso superior não podem (o estudo por cá é para os favorecidos por Deus). Ah, apenas têm uma benesse, é que como sofreram, quando morrerem vão para o céu, e os outros vão para o inferno.
E creio que chega.
Manuel

 
At outubro 20, 2006 1:03 da tarde, Blogger aqui-há-gato said...

Sabes que gosto daqui vir?
E cada vez mais...
Mas, há sempre o "mas" em quase tudo...
Há poucas coisas na vida que podem ser generalizadas, e o simples facto de vivermos é uma dessas coisas...
Eu sou o pecado...Diria que com jeitinho sou os sete pecados mortais:))

Mas, o tal "mas" há políticos e políticas com princípios...
Disso te garanto! Ponto!
Não vou debater os outros... Fico-me por este, por achar que é fácil desacreditar pessoas... Pessoas, pq a política, o comércio, a educação... ainda é/são feito/s por pessoas! Ou não?

Miau do gato

 
At outubro 20, 2006 1:07 da tarde, Blogger Embryotic SouL said...

Estou plenamente de acordo com as tuas palavras. O que aqui contas, é espelho duma realidade, um reflexo da demanda do homem em prol da perfeição. A moral, e o valor da própria vida, por vezes já não tem sentido...repercussões desta sua loucura.

Um bj sentido

 
At outubro 21, 2006 10:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Descobri o teu cantinho

Um beijinho de bom fim de semana :)

 
At outubro 22, 2006 10:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá a todos.

O problema, creep, é que a vida é feita de decisões. Pensar e falar à mesa dum café sobre as coisas não basta (mas sempre são uma base, no sentido que as coisas têm de ser pensadas e discutidas antes de se seguir em diante). E as decisões implicam acção. Realmente, só avançamos, só vivemos quando actuamos.

Pergunto-vos: o que temos feito?

 
At outubro 23, 2006 3:38 da tarde, Blogger Embryotic SouL said...

Passei apenas para te desejar uma boa semana...

Um bj sentido

 
At outubro 23, 2006 11:32 da tarde, Blogger venus said...

olá...
Realmente a vida é feita de escolhas, muitas das quis individuais, o que leva a um egocentrismo global. não vejo mal agum em que as decisões se tomem numa mesa do café ou mesmo num banco de jardim, o grande problema é que na sua maioria não passam de meras conversas de pessoas incomformadas. talvez seja o medo ou o desconforto gerado que nos leva a resignar perante tudo o que nos desagrada, mas acredito na força do homem e acredito que existem muitas pessoas capazes de mudar o rumo das coisas.

sim gato, realmente não podemos generalizar oas pecados sociais, pois se assim fosse o mundo não estaria mal. esataia podre...

o que temos feito?
realmente não sei. mas parece-me que nos limitamos a destruir o que alguem um dia construiu...
beijos

 
At outubro 25, 2006 9:58 da manhã, Blogger Bruno Mann said...

Opa...eu adoro essa musica, até me vem uma lagrima ;)


bjinhos

 

Enviar um comentário

<< Home

online