quinta-feira, outubro 26, 2006

Doce Natureza

Contemplo a chuva da janela do meu quarto, sinto o cheiro da terra molhada, aquele agradável aroma da natureza. Aproximo-me mais, para sentir as lágrimas do céu a baterem-me no rosto, e a cada embate apercebo-me de que estou viva, posso sentir, posso cheirar, posso contemplar a beleza simples e pura que me rodeia. Mas o que mais me deleita, é que este belo quadro de valor incalculável, é-me generosamente oferecido.

O céu tomou uma tonalidade cinzenta, delicadamente pincelado com o amarelo do sol que teima em espreitar, as nuvens adoptam inúmeras formas, apelando à minha imaginação. De súbito a bonança chega aos céus oferecendo-nos um momento mágico, em que o azul impera mergulhado numa transparência divina. O vento suave percorre o meu rosto, num suave toque que se assemelha a um beijo doce e terno.

Quantas são as obras de arte por que passamos diariamente sem contemplar? Quantos são os gestos e sorrisos que deixamos de apreciar?

Recordo-me de um livro que li, no qual o seu autor, um invisual, retrata a forma como observa a natureza, um olhar que não vê mas sente como ninguém, ou talvez veja mais do que aqueles que se dizem dotados de tal sentido mas que teimam em subestimá-lo. No seu livro diz-nos que, nos dias chuvosos, se sente capaz de ver, na medida em que, o som da chuva a cair, o seu sabor, o seu toque permitem-lhe obter as formas da natureza, que descreve como ninguém.

Hoje apercebo-me do quanto é verdade aquilo que descreve, o quanto é bom este contacto com a natureza, que tantas vezes desprezamos elegendo os longos passeios pelos centros comerciais e afins. São estas pequenas coisas, que sempre estiveram ao nosso alcance que nos permitem encontrar a paz e a força interior que se encontra escondida nas muralhas do nosso ser.

Chega a noite e mais uma vez a lua me presenteia com o seu bailado de estrelas iluminando a minha passagem, num concerto de pequenas lamparinas cintilantes ao qual aplaudo de pé. Não há nada que se compare a este belo espectáculo da mãe natureza.

Recolho-me ao meu quarto, mas hoje deixarei a janela aberta para deixar os sons da noite entrar e assim me embalarem, qual criança no seu berço a ser acalentada pela voz doce da sua mãe. Hoje dormirei em paz…


PS: apesar de ainda estarmos em Outubro, mas já com Novembro à espreita e a chuva que veio para ficar,decidi colocar esta música, pois nestes dias sabe-me sempre bem ouvi-la.

20 Comments:

At outubro 26, 2006 2:20 da tarde, Blogger MEU DOCE AMOR said...

Adoro a música.Muito estilo.O teu texto é lindo...belo...muito à nossa maneira,como nos ensinaram na nossa Escola.A chuva é bela...o seu som...a forma como cai.E apanhar chuva!...Sublime.Toda a gente foge dela...por causa das contipações.Eu não...adoro ser coberta por ela.Gosto de senti-la.e costumo dormir com a janela aberta,quando não está muito frio.Tal e qual como descreves.

Obrigada por este momento.
Beiji doce
doceando

 
At outubro 26, 2006 6:26 da tarde, Blogger Embryotic SouL said...

Agora percebo perfeitamente a mensagem que deixaste no meu canto, relativamente à força e inspiração que a chuva exerce na alma. Não tenho palavras para descrever este texto, e muito menos, para acrescentar qualquer coisa que seja, pois, achei lindo este teu mundo cheio de sentires.

Bjs sentidos

 
At outubro 26, 2006 11:50 da tarde, Blogger Klatuu o embuçado said...

Ou de como o clima pode ser causa de boa escrita... ;)

 
At outubro 27, 2006 1:37 da manhã, Blogger Diva said...

Que há de mais belo, acalmante,inspirados e suave que o som da chuva lá fora? Repleto de sentidos e sentimentos esse post. Adorei. Volto...

Beijo enCANTAdo

 
At outubro 27, 2006 2:55 da tarde, Blogger Angela said...

Por vezes não vemos certas coisas porque ainda não estamos preparados para as ver...
A vida é que nos vai abrindo os olhos...

Beijo grande.

 
At outubro 27, 2006 4:18 da tarde, Blogger Maria said...

Até que enfim alguém aprecia a chuva com a mesma paixão que eu.


Lindissimo mesmo

Beijo
FF

 
At outubro 27, 2006 9:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A blogosfera é um mundo que partilhamos com objectivos marcados e sólidos, e que nos entra pela casa dentro.Neste blogue entro para a sala como convidado bem recebido e assisto, satisfeito e prazenteiro ao quanto de bom e belo se faz, sobretudo aqui, onde tudo é agradável. Ao despedi-me satisfeito desejo bom fim-de-semana.

 
At outubro 29, 2006 11:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ola a todos,
Parabens pelo post, mas eu queria congratular-te pela escolha da musica que escolhes-te... November Rain é uma musica surpreendente, unica, incomparavel... Gostaria de propor a todos os teus leitores, cara Venus, que se debruçassem um pouco sobre esta musica na avaliação do teu post, pois tenho a sensação, e peço desculpas se ofendo, que ninguém percebeu muito bem o conteúdo da mensagem... A interpretação é feita à luz das nossas vivencias, mas não gostaria de deixar passar em claro, que a mensagem poderia ser adquirida de uma forma mais clara, de forma a que ninguém perca a essencia de tal fenómeno, de tal diamante, que é esta música... E se depois tiverem um pouco de tempo, apreciem uma outra, "Porcelina of the vast oceans"...
Desculpa cara Venus pela minha ousadia neste comentário, mas achei que poderia ser mais proveitoso este post com este meu comentário... E obviamente que peço desculpa a todos, mas estejam atentos às mais valias que temos em termos musicais e/ou leterários...

Beijos e abraços a todos...

 
At outubro 29, 2006 3:44 da tarde, Blogger venus said...

olá a todos...
Creep não considero que foste ousado no teu comntário e agradeço a sugestão musical. um blog é tambem um espaço de partilha e foi isso que fizeste...
realmente a musica não surge ao acaso, não é só para embelezar o post, tal como a imagem. as palavras a foto e o clip usical fazem parte d um todo cuja análise correcta apena é obtida pela conjugação destes tres factores. julgo que creep conseguiu entrar no cerne da questão...

(...)
O verão não dura para sempre e a chuva, quer queiramos quer não terá d chegar...
Na vida nada é eterno e temos de ser capazes de nos adaptar as mudanças com que diariamente nos deparamos, cajo contrario iremos carpidar no nosso próprio funeral.

November Rain é realmente uma musica surpreendente, mas não está na moda logo poderá não causar o mesmo impacto que outras sonoridades, mas é uma musica que alia uma excelente mensagem a um som magnífico, um perfeito diamante gentilmente lapidado por Guns n'Roses...
beijos

 
At outubro 29, 2006 7:52 da tarde, Blogger [[cleo]] said...

Ai esta música...!!
Sim, é verdade.A natureza é das coisas mais simples e belas que temos. E, ás vezes... nem lhe damos a devida atençaõ!
Deixamos passar tantas coisas ao lado!...
Ainda bem que escreveste este texto, gostei de o ler, fiquei a conhecer mais um pouco de ti!

Beijo soprado

 
At outubro 30, 2006 2:13 da tarde, Blogger C. J. said...

Tmb adoro recolher me, em mim, ouvir a chuva e o cheiro de terra molhada é dos mais sublimes de toda a natureza! Abraço.

 
At outubro 30, 2006 3:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para cultivar e guardar, utilizar e proteger , desenvolver e preservar."
(Gênesis 2,15)

 
At outubro 30, 2006 6:17 da tarde, Blogger DE-PROPOSITO said...

Vendo a chuva da janela. Dia bom para o namoro, não andam pessoas na rua, e a chuva cria intimidade. Não te molhes, chega para aqui, e o atrevimento vai surgindo. Bem, e depois da tempestade vem a bonança. Ambos se separam, e ficam felizes, com as doces recordações de um dia de chuva bem gravadas no seu coração, recordações essas que nunca mais esquecem.
Fica bem.
Manuel

 
At outubro 30, 2006 6:36 da tarde, Blogger Pierrot said...

Minha cara amiga.
Estou pedrado de tanta qualidade.
Aproximo-me um pouco mais para sentir as lágrimas do céu...
Meu Deus...
O texto está brutal...muito sinceramente...

Recolho-me ao meu quarto, mas hoje deixarei a janela aberta para deixar os sons da noite entrar e assim me embalarem...

Enfim, olha, amei

Parabéns e bjos daqui
Eugénio

 
At outubro 31, 2006 9:18 da manhã, Blogger Unknown said...

Adoro a forma como escreves, como nos fazes sentir cada palavra, como se estivessemos dentro das tuas palavras.
Para mim a música November Rain tem uma longa história... e gosto, porque "presenciou" uma reviravolta boa na minha vida!
Beijinhos!

 
At novembro 01, 2006 9:47 da manhã, Blogger Unknown said...

Como um dos co-autores do livro "Que é o amor?", pode fazer o favor de ir ao blogue do livro responder a uma pergunta que está no primeiro post?

Agradecido.

António Rosa

 
At novembro 01, 2006 8:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gostei de vir vesitar este blog.
Principalmente o que li neste texto.
Adoro a natureza, é coisa mais linda que nós temos.
Mas tb gostei da musica.
Beijo Sereia

 
At novembro 02, 2006 5:20 da tarde, Blogger PAULO SANTOS said...

Um post, para mim, DELICIOSO!
Porque o entendo ...me "molho" nele...
Este tema embala-o na perfeição!
Mais uma vez , um prazer doce passear em teu espaço!

Paulo

Mil beijos

 
At novembro 03, 2006 11:17 da manhã, Blogger karla said...

este texto,a revelar a beleza natural, k tantas vezes nós não ligamos, não damos a mínima importância, mas que realmente existe, está simplesmente fenomenal... :)

beijinhos

 
At novembro 04, 2006 2:05 da manhã, Blogger venus said...

olá a todos...
antes demais queria agradecer as palavras de todos aqueles que este espaço visitaram...
realmente a simplicidade das coisas, e neste caso de algo que faz parte do meio que nos envolve, tem uma beleza incalculável, muitas vezes desprezada ou ignorada por nós...
se soubermos apreciar, verificamos que vivemos num mundo magico, nde a natureza é perfeita e tudo está em equilibrio. de reparar que não me refiro à intervenção do homem, que de certa forma tende a destruir esta rara perfeição...
uma sugestão: tirem um dia para viver apenas em harmonia com a natureza...
beijos

 

Enviar um comentário

<< Home

online